h1

A menina que roubava livros

17/05/2010

Por Mari Matsunaga

 
 

Retomando os posts anteriores quando escrevemos sobre o best-seller Marley e Eu de John Grogan, A Cidade do Sol de Khaled Housseini, agora escrevo sobre o livro do australiano Markus Zusak, A menina que roubava livro (The book thief), também best-seller em 2009.

O livro é narrado pela morte, no qual Liesel Meminger se encontra ao longo da história. A menina vive na época da Alemanha nazista e se muda com seu irmão e sua mãe comunista (perseguida pelo nazismo) para uma cidade próxima a Munique, Molching. Seu primeiro livro furtado (O manual do coveiro) foi de um coveiro que o deixou cair. Porém ela não sabe ler ainda e assim se inicia a saga da menina que roubava livros. 

O casal Hans e Rosa Humbermann decide adotar Liesel por dinheiro, e ela é educada por Rosa que trabalha para a esposa do prefeito. A menina passa horas na bilbioteca particular do prefeito da cidade, onde depois passa a roubar livros de lá com a ajuda de seu amigo Rudy Steiner que era obrigado a integrar a Juventude Hitlerista.

O pai adotivo de Liesel foi soldado na Primeira Guerra Mundial e recebe em seu porão Max Vandenburg, judeu, filho de seu amigo morto na batalha. Max e a menina se tornam amigos, mas com o avanço da guerra, ele decide deixar a casa dos Hubermann para não causar mais problemas a família.

A esposa do prefeito nota os furtos e decide dar a Liesel um livro de capa preta para que a menina começe a escrever sua própria história. Ela demora a saber o que irá escrever e entitula o livro: A menina que roubava livros – uma pequena história de Liesel Meminger.

O Livro foi lançado em 2007 e retrata a vida aos olhos de uma sobrevivente da guerra, onde o culto a Hitler dominava a Alemanha. Em uma narrativa entre o confronto da infância perdida e os escassos e marcas deixado pela Segunda Guerra Mundial, A menina que roubava livros alcançou as listas dos mais vendidos de 2009. A narrativa corre nas 478 páginas contando as aventuras de Liesel Meminger.

Esse link possui um fórum no qual pessoas debatem e escrevem seus comentários, opiniões sobre o livro. Acessem: http://clubedolivro.forumbrasil.net/livros-autores-internacionais-f6/a-menina-que-roubava-livros-t20.htm

Boa leitura e comentem sobre o livro.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: